Vivemos em uma constante busca na qual todos querem o melhor. Sempre estamos tentando nos superar em tudo que fazemos e no mercado de trabalho não é diferente.
Como se portar em uma entrevista de emprego?
Há uma fórmula mágica???
Resposta: - NÃO!
Não há. Muito se fala, muito se lê... mas nada melhor do que o aprendizado. Tenho participado de muitos processos seletivos e uma coisa é certa: Você nunca imagina o que te espera! Sim, tudo é muito diferente. Cada empresa tem uma visão, uma estratégia, uma avaliação, um processo, além do que, cada empresa tem um grupo de funcionários.
Ser avaliado é chato. Muitos de nós ficamos nervosos, agimos de maneira que em um estado tranquilo e normal de espírito faríamos tudo diferente. Não é fácil, só quem está nessa batalha diariamente sabe.
Mas não adianta esperar sentado ou deitado. Há dias que não da vontade de sair da cama, a gente se desgasta, ninguém é de ferro, a gente se cansa. São horas respondendo a questionários, freqüentemente preenchemos cadastros de diversas empresas com a mesma informação. E haja paciência! Haja paciência porque se você está plantando, você colherá!
Sim, como não... A ENTREVISTA! Aquela que você precisa ir sorrindo, não importa se é a 79º, você tem que ir com o mesmo entusiasmo da 1ª vez! Você não pode se atrasar, tem que estar super informado sobre a empresa que está concorrendo a vaga, tem que agradar o recrutador, tem que ser totalmente formal, afinal o recrutador não é o seu amigo ou vizinho, resumindo, sempre vão aconselhar que você seja perfeito e claro, que esteja calmo. Como se fosse simples assim.
Como se portar em uma entrevista? Seja você, seja natural, não tente parecer o que não é. E lembre se você acordou ou se foi até lá, não foi a toa, se empenhe, dê o máximo de si, impressione! E jamais minta, não há porquê, além de manchar a sua vida profissional, você estará iniciando um ciclo vicioso. A mentira não tem fim ou melhor, tem sim, ela acaba com a vida de quem a adere. Portanto, seja sincero, seja sábio, SEJA VOCÊ e boa sorte!
Cintia Oliveira de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário